top of page

O Jogo da Imitação #31Dias31Filmes

  • Foto do escritor: Hillary Nathalie
    Hillary Nathalie
  • 1 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Nome: O Jogo da Imitação Título Original: The Imitation Game Dirigido por: Morten Tyldum Gênero: Biografia/ Drama Ano: 2014 Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

O Jogo da Imitação é uma biografia do matemático inglês Alan Turing que foi um dos primeiros a estudar o que hoje chamamos de ciência da computação e também participou do projeto de decodificação dos códigos usados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O filme se passa em três Timelines diferentes, começa depois que guerra já acabou com Alan Turing (Benedict Cumberbatch) na delegacia conversando o detetive Nock (Rory Kinnear) que esta investigando Turing. Depois vamos para o começo da guerra onde Turing está uma entrevista de emprego para integrar a equipe inglesa de decodificação de uma maquina chamada Enigma e temos também flashbacks sobre seu passado na escola.

Depois de problemas na equipe e na construção de sua maquina de decodificação (que viria a se tornar o primeiro computador) ele de se tornar chefe da equipe e recruta mais pessoas para o time e ai que conhecemos Joan Clarke (Keira Knightley) que acaba sendo uma grande incentivadora para o projeto. O detetive Nock descobre que Alan Turing é homossexual que resultou em um processo por que era considerado ilegal no Reino Unido. Não querendo ir para a prisão, Turing optou pelo processo de castração química.

Benedict Cumberbatch em tudo o que já vi dele sempre esta fazendo um papel de um cara muito inteligente, mas arrogante por causa disso e muitas vezes isolado, mais como em Sherlock aqui ele brilha e transmite as emoções certas nas horas certas, Keira Knightley também esta maravilhosa no papel de Joan com uma atuação limpa e que emociona já que ela é a única mulher na equipe. O longa possui uma fotografia impecável e um roteiro muito bom.

A frase “As vezes são as pessoas que ninguém espera nada que fazem as coisas que ninguém consegue imaginar.” é repedida varias vezes e é a prova de que qualquer um de nós podemos alcançar a grandeza.

Se esta procurando um filme sobre os conflitos da segunda guerra não é isso que vai encontrar aqui, O Jogo da Imitação é um drama sobre um homem e sua missão de criptografia. Apesar de Alan Turing ser um matemático ele não vai ter dar aulas sobre conceitos matemáticos difíceis, o filme nos mostrar como ser homossexual naquela época era caso de cadeia e como a castração química levou Alan Turing em 1954, a cometer suicídio ao ingerir uma maçã com cianureto (uma referência à Branca de Neve, seu conto favorito) com 41 anos. Turing recebeu o perdão real em 2013 por sua imensa contribuição para o mundo. É de pensar o que mais teríamos se não ele não tivesse sido levado a cometer suicídio por sua sexualidade ser um crime.

O Jogo da Imitação foi indicado ao Oscar de Melhor Ator: Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante: Keira Knightley, Direção de arte, Melhor Diretor: Morten Tyldum, Melhor Filme, Montagem, Roteiro Adaptado do qual foi vencedor, Melhor Trilha Sonora e honra todas as suas indicações.

''Você sabe por que as pessoas gostam da violência? Porque ela dá prazer. Os seres humanos acham a violência profundamente satisfatória. Mas remova a satisfação, e o ato fica… oco.'' - Alan Turing


 
 
 

Comentarios


Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

© 2017 por Efêmero by Hillary Nathalie

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
bottom of page